Mesmo os voos solitários chegam em algum lugar. Façamos de nosso Pais a Terra que sempre sonhamos viver...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Montenegro tem que acordar para O Turismo

O País sofre com a crise. Setor não afetado, é raridade. Momento exige criatividade. Algo que parece estar escasso entre os Ibiás.
Comércio montenegrino sente reflexos. Número de pessoas transitando nas ruas permanece inalterado. Sumiram as bolsas e sacolas de compras. Setor de Alimentação sente queda. Cadeiras vazias, só fazem aumentar. Promoções parecem ser a saída, mas deixam dúvidas. Vender não é sinônimo de lucrar. De nada adianta trocar seis por meia dúzia. Hora de buscar outras alternativas. Parar de reclamar, criar. Turismo apresenta-se como grande opção.
Até bem pouco, a carência de Leitos na Hotelaria, era apontada como como grande empecilho no Setor. Agências de Viagens receptivas cobravam. Reivindicação atendida. Empresários investiram e deficiência começa a ser sanada, mas traz novo desafio; ocupação de unidades. Desse assunto eu entendo. Hóspede não cai do Céu. Depende de luta diária de prospecção, contatos, negociações, custo alto, principalmente em formação de Profissionais gabaritados. Turismo é uma Indústria lucrativa, mas que depende de Investimento pesado e tempo, até engrenagem começar a andar. Iniciativa Privada nada pode fazer, não havendo mobilização do Município. Apoio da Administração e conscientização da População, ensinando-a a receber bem o Turista. Não enxergando-o apenas como uma Fonte de Arrecadação, mas como um ser Humano, que busca simpatia e tratamento carinhoso. A dura missão de fazer se sentir em casa, quem está longe de sua base. Enganam-se aqueles que imaginam, ser Cidade Turistica, só aquela agraciada por Belezas Naturais.
Gramado, vizinha bem sucedida, mostra o caminho das pedras. Aproveitar as belezas naturais e criar Eventos Paralelos. Hotelaria Local dificilmente enfrenta períodos de baixa, graças ao grande número de atrações oferecidas. Natal Luz, Festival de Cinema, Festa do Colono, Festival do Turismo, entre outros, são exemplos. Sucesso absoluto, invasão de Turistas e Economia com Grande Injeção de dinheiro, graças à Vocação Vanguardista.
Montenegro parou no tempo. Acredita ter vocação apenas para o Turismo de Negócios, apostando no "Polo". Ledo engano. Turismo da Lazer grita, pedindo atenção e ninguém enxerga. Desperdício criminoso de potencial.
Não estou aqui apenas para criticar e sim para dar opções. A Cidade tem uma Colônia rica em atrações.Turismo Rural depende de esforço individual de Empresários abnegados e abandonados. Na área Urbana, atmosfera lúdica, em meio a Casario Histórico, leva multidões a inúmeras Cidades espalhadas pelo País. Em Montenegro construções são demolidas, sem nenhum remorso. Sinônimo de rasgar dinheiro. Mas o que mais salta aos olhos, é o não explorar o Rio Caí.
Estive em Montenegro no último fim de semana. Encontrei Grupo de Amigos, não residentes no Município, que vieram para aproveitar águas do Caí e praticar Jet Sky. Depoimentos confirmaram, o já presumido por mim. Leito Natural é perfeito para o esporte. Inúmeras Competições poderiam ocorrer no Local. Praticantes viriam de longe para participar. Gente de bom poder aquisitivo, pronta para movimentar a Economia, por vários dias. Certamente trariam familiares e expectadores diversos.
Acredito ser desnecessário apontar benefícios. Além de girar Comércio e lotar Rede Hoteleira, eventos paralelos poderiam ser organizados. Visitas rurais, viagens pelo rio (gasolinas) à Municípios próximos, mostrando desenho do Leito e belezas das margens. Visitas agendadas à Empresas. Churrascos com shows regionais em CTGs e Clubes. Exposições e apresentações, divulgando a Riqueza no Universo das Artes, vocação enraizada nos nativos etc...
Será que ninguém enxerga o óbvio, principalmente sabendo da existência de projetos engavetados e esquecidos?Tenho exemplo em casa. Kettielem Jacques, Turismóloga, apresentou Plano de Eventos Aquáticos, aproveitando Potencial existente, simplesmente condenado ao descaso. Imagino quantas iniciativas semelhantes, não aguardam pacientemente o despertar de Investidores. TURISMO É VISÃO, CORAGEM E INVESTIMENTO. Dar à Cidade o reconhecimento. MONTENEGRO MERECE.
Se você se identifica com a Luta do Sofá de Pobre, ajude-o a prosseguir. Clique nas Mensagens dos patrocinadores. Prestigie quem nos prestigia.

2 comentários:

  1. Muito bom texto, caro Sr. Romário. Vc sem dúvida, propõe um grande debate sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, devemos levar esse debate a sociedade Montenegrina e criar projetos viáveis para o tema em questão.

    ResponderExcluir